“Pinhole” é um processo alternativo de fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais.
Na UFCD de Tecnologia de fotografia e vídeo utilizamos esta técnica artesanal para tirar uma fotografia.
Utilizamos uma caixa onde fizemos um pequeno orifício que funciona como lente e diafragma fixo em vez de uma objectiva.
Pintamos as caixas por dentro a preto e deixamos secar bem, de seguida, fizemos uma pequena janela a qual tapamos com papel de alumínio onde fizemos um buraquinho com uma agulha.
Na escola arranjaram-nos uma casa de banho da qual fizemos uma câmara escura onde tapamos todas as janelas e orifícios com panos pretos. Aí nessa câmara escura colocamos tinas com os líquidos apropriados para a revelação. Entramos uma a uma para a câmara escura onde colocamos o papel de fotografia e tapamos muito bem novamente a caixa.
Entretanto, fui para a parte da frente do Centro, destapei o buraquinho durante 15 segundos, de seguida fui para a câmara escura e prossegui com a revelação, passando também pelo banho de paragem, fixador e finalmente por água corrente, depois pusemos a secar. A primeira vez que fizemos a revelação foi com a ajuda da formadora, mas nas experiências seguintes já fiz todos estes processos sozinha.
Além disso, ainda digitalizamos as fotos e utilizamos o Adobe Photoshop, software que estávamos a iniciar a aprendizagem, para passar as fotografias Pinhole para positivo e darmos uns retoques.
Adorei esta experiência da qual nem sequer sabia a existência, com ela pude aprender uma nova maneira de fotografar que também é um dos meus hobbies.

Sem comentários:
Enviar um comentário